(51) 99251-3668 

Adestramento de Cães | S.O.S-i

Título: Adestramento de Cães | S.O.S-i
Criado em 25/05/2017 - Publicado em - Atualizado em 06/10/2022
SOS-i Gestão de Segurança e Capacitação
SOS-i Gestão de Segurança e Capacitação


Adestramento de Cães sos-i Está precisando adestrar seu cão? Conheça a Centro SOS-i.

Na sociedade atual, os cães são, muitas vezes, considerados e tratados como membros das famílias. Em resultado disso, equivocadamente e até por força do sentimento de amor e carinho, seus proprietários criam expectativas de comportamento humano por parte de seus cães, gerando conflitos e situações difíceis que somente um profissional pode ajudar a resolver. Os cães não são pessoas pequeninas e peludas. Eles têm sua própria maneira de pensar e fazer as coisas. Milhares de cães são entregues a abrigos de animais todo ano, ou permanentemente relegados a um cercadinho no quintal dos fundos, pelo simples fato de agirem como cachorros.

Como fazer para que cães e pessoas possam conviver de forma harmoniosa, pacífica e principalmente prazerosa? Isso requer que os donos façam o esforço de atravessar a barreira que existe entre as duas espécies e adestrar seus cachorros para que se comportem de maneira apropriada na sociedade humana.

O SOS-i dispõe de profissionais altamente capacitados para este processo, além de ótimas instalações e espaço físico para hospedar seu cão na modalidade hotelaria (com pernoite) ou creche (onde o cão passa o dia conosco e a noite retorna para casa).

O SOS-i Escola de Adestramento oferece aos seus clientes e amigos um moderno método de adestramento de cães.

Seu cão aprende um jeito positivo e alegre, com resultados impressionantes. Nós trabalhamos com qualquer raça ou idade e preparamos cães para variadas modalidades e situações.

Contamos com uma equipe altamente qualificada e um amplo espaço para melhor receber nossos hóspedes. O melhor time, para seu “melhor amigo”.

Dados para contato e localização

sos-i - contato

A importância do adestramento para os cães

Atendendo ao pedido do senhor Rafael, militar e adestrador de cães, venho trazer para esse artigo um pouquinho da importância do cão adestrado.

Meu nome é Alexsandro Epping, sou instrutor na formação de adestradores na empresa S.O.S-I, e ex- proprietário do Centro do Canino Walkerdog. Há 12 anos trabalho com o treinamento de cães e, durante esses anos, desenvolvi não somente o treinamento básico e de cães de trabalho, mas atuei também na recuperação de cães agressivos e obtive êxito em dezenas de casos como, por exemplo, o caso do “Tigre”, um pitbull, que atacou uma mulher que caminhava na rua na cidade de Dois Irmãos (segue o link do ataque: https://www.youtube.com/watch?v=udbckLokQeI acesso em 01/10/2022). Esse resultado deve-se à dedicação aos estudos, em que pesquisei os componentes de ativação comportamental dos cães buscando levá-los à agir de acordo com o seu estado natural que é o de predador e não de presa, mas sem desencadear comportamentos de risco à convivência humana, dessa forma, o cão poderá então expressar o máximo de suas predisposições genéticas que determinam o comportamento.

Agora, vamos voltar ao tema principal: qual a importância de treinar os cães?

A cultura do adestramento, no Brasil, não é tão disseminada quanto em outras regiões como na Europa, isso está mudando, porém muitas pessoas ainda conhecem o adestramento como uma técnica para ensinar truques aos cães, ou têm uma ideia muito superficial do que é o trabalho. O treinamento de cães é essencial para estabelecer a boa convivência entre animais e humanos. No decorrer de 10 mil anos os cães se tornaram grandes amigos dos seres humanos, porém no último século, em especial de duas décadas para cá, o ser humano vem tentando transformar o cão em um bebê, atribuindo a eles cuidados como os de um bebê humano. Mas isso tem gerado uma série de distúrbios genéticos e ambientais nos cães, deixando-os ansiosos, nervosos, estressados e em alguns casos desencadeando a agressividade, pois não conseguem conter suas emoções devido à falta de memórias de aprendizagem adequadas e, também, à falta uma vida equilibrada, e esse conjunto de inadequações gera um comportamento inadequado ou até desequilibrado. Diante dessa situação, o adestramento de cães se torna indispensável, pois o treinamento orienta cão e dono estabelecendo uma comunicação entre ambos e, através disso determinando limites, organizando a rotina e as necessidades dos animais.

Sendo assim, fica evidente que educação é o que podemos oferecer de melhor para os cães e também para nossa própria espécie. Pois, ao conhecer as reais necessidades de um cão é possível garantir uma melhor qualidade de vida ao animal, reconhecer possíveis riscos tanto do ambiente para ele, quanto dele para outros animais ou pessoas e prevenir, e além disso, respeitar as predisposições de cada cão oferecendo a eles o ambiente em que seus talentos poderão ser proveitosamente utilizados, mantendo-os saudáveis.

O que é adestramento canino?

Adestrar é treinar para que fique hábil para realizar determinado trabalho ou ação.

No adestramento canino, são ensinados "comandos" ao cão, que passa a responder a determinadas palavras ou gestos através de comportamentos e/ou movimentos específicos. Aos donos é ensinado como proceder na execução dos comandos para ser atendido prontamente pelo cão. Através desta melhora da comunicação entre humano e cão consegue-se um resultado surpreendente no relacionamento entre ambos, tornando a convivência tranquila, saudável e prazerosa.

Na SOS-i trabalhamos com adestramento de cães em Obediência, Proteção e Guarda, Recusa de Alimentos ou Anti-envenenamento e Resolução de Problemas Comportamentais.

Serviço de Adestramento Canino de Obediência

O ADESTRAMENTO CANINO EM OBEDIÊNCIA DIVIDE-SE EM BÁSICO E AVANÇADO

ADESTRAMENTO CANINO EM OBEDIÊNCIA BÁSICA:

O adestramento em obediência básica consiste em 06 comandos específicos, são eles:

1. Senta: Como o próprio nome diz, o cachorro ao ouvir este comando se sentará

2. Deita: Como o nome diz, o cachorro deitará ao ouvir este comando.

3. Junto: Ao ouvir este comando o cão andará ao lado do condutor.

4. Fica: Ao ouvir este comando o cão permanece no local onde está.

5. Aqui: O cão responde a este comando vindo imediatamente ao encontro do condutor.

6. Não: Este comando interrompe a ação pretendida pelo cão.

Tempo médio de adestramento: 30 a 40 dias

ADESTRAMENTO CANINO EM OBEDIÊNCIA AVANÇADA:

O adestramento em obediência avançada, consiste dos mesmos comandos da obediência básica, porem com maior nível de reposta e precisão, alem de outros comandos do tipo busca e rastreio (de objetos, pessoas, etc...) usando a visão e o faro do animal e truques como fingir de morto, rola, cumprimenta e outros.

Este serviço é para animais que já tenham concluído o adestramento básico.

Tempo médio de adestramento: Indeterminado

Adestramento de filhote: O ideal é que o adestramento comece com o cachorro ainda filhote, pois é a fase da construção dos hábitos do animal, de modo que qualquer comportamento equivocado que o cachorro venha a ter já seja corrigido antes de ele entrar na fase adulta.

Adestramento de cachorro adulto: O ideal é que o adestramento comece com o cachorro ainda filhote, mas é perfeitamente possível adestrar um cão na idade adulta.

Adestramento de Rottweiler: Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açougueiros da região de Rottweil para o trabalho com o gado, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de ser útil na tração.

Adestramento de Labrador: Labrador é uma raça canina originária de Labrador no Canadá. Utilizado originalmente para a caça de aves aquáticas, o labrador é conhecido como uma raça versátil, inteligente e dócil.

Adestramento de Border Collie: Border Collie é uma raça canina desenvolvida na Grã-Bretanha. Criada para ser de pastoreio, essa raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão.

Adestramento de Pastor Alemão: Pastor-alemão ou cão-lobo-da-alsácia é uma raça canina proveniente da Alemanha. Em sua origem era utilizado como cão de pastoreio de rebanhos. Atualmente é mais utilizado como cão de guarda e companhia.

Adestramento de Pit Bull: Pit Bull é uma abreviação de American pit bull terrier, uma raça canina de origem norte-americana. Originalmente criado para o combate, o Pit Bull destaca-se atualmente como um cão atleta e cão de caça.

Adestramento de Poodle: O Poodle, de acordo com a Federação Cinológica Internacional, é uma raça canina oriunda da França. Originalmente, era utilizado como cão de caça à aves aquáticas.

Adestramento de Beagle: Beagle é uma raça de cães de pequeno e médio porte originária do Reino Unido. De acordo com a Federação Cinológica Internacional, seu padrão é o número 161, a raça está inserida no grupo 6, pertencente a seção 1.

Adestramento de Golden Retriever: O Golden Retriever é uma raça canina originária da Grã-bretanha, foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas selvagens.

Adestramento de Yorkshire Terrier: Yorkshire Terrier, também chamada york e yorkie, é uma raça canina de pequeno porte do grupo dos terriers, originária da Inglaterra.

Adestramento de Chow-Chow: Chow-chow é uma raça canina originária da China. Esta raça foi utilizada como cão de rinha, de guarda, de caça e como cão de trenó.

Adestramento de Shih Tzu: O Shih Tzu é uma raça que teve origem no Tibet, séculos atrás. Para muita gente, ela é resultado do cruzamento entre espécies de Lhasa Apso e Pequinês.

Adestramento de Pinscher: O Pinscher é considerado uma raça com muita energia, sendo até mesmo comparado como uma máquina de movimento.

Depoimentos de Clientes do Adestrador Alex Epping

Importante: estes depoimentos são da época em que o adestrador Alex Epping era proprietário do Centro Canino Walker.

Algumas Dicas Sobre Adestramento de Cães

O papel do adestrador

O adestrador é o profissional que habilita o animal a conviver melhor com o ser humano, tornando o cão capaz de entender o que o dono deseja, e principalmente, ensina ao proprietário do cão a entender as mensagens enviadas pelo animal, tornando a convivência mais harmoniosa. Adestrar, portanto, pode ser resumindo em criar um canal de comunicação com o cão, já que ele entenderá o que seu dono deseja e este, já o dono começará a observar melhor o comportamento de seu animal.

 

O papel dos donos

Tenha em mente que o adestrador não fará milagres: a evolução do aprendizado do cachorro depende do empenho da família. É necessário que os donos se envolvam no processo de adestramento, pois o aprendizado precisa ser mútuo.

 

Veja 5 atitudes para evitar com seu cão

Como evitar brigas de dois caes machos?

Nesse vídeo o adestrador Alex mostra como evitar briga entre dois cães machos sendo que um é novo na matilha.