(51) 99251-3668 

PLANEJAMENTO – A RAIZ PARA EFICÁCIA NA GESTÃO DE SEGURANÇA | S.O.S-i

Não é a classe social que determina se um indivíduo se tornará um criminoso ou não. Para confirmar este fato basta observar a presença de pessoas que apresentam esta conduta tanto em contextos de baixa renda quanto em cenários abastados.

No entanto, a periferia tende a despachar para a sociedade os criminosos "operacionais". Estes são infratores da lei que saem para o “trabalho” sem planejamento estratégico, suas ações são meramente instintivas e rápidas mirando pequenos valores: assaltos, furtos de bolsa, celulares, motos, bicicletas etc.

Em contrapartida, a sociedade de classe média, geralmente, traz para o meio social aqueles criminosos que chamaremos aqui de “racionais”. Ao contrário dos “operacionais”, os “racionais” atuam baseados em esquemas que visam crimes mais elaborados como clonagem de contas, falsas solicitações de pix, sequestros, roubos a carro forte, bancos, mansões etc.

As ações desses indivíduos são idealizadas, alguém que busque proteger sua casa, sua empresa e sua vida desse tipo de meliante deve projetar um plano à altura. Então, assim como para os bandidos o planejamento é o segredo para a eficácia de seus golpes, vítimas em potencial devem se utilizar da mesma estratégia em sua defesa.

Por isso, alguém que busque proteger sua casa, sua empresa e sua vida desse tipo de meliante deve projetar um plano à altura. Então, assim como para os bandidos o planejamento é o segredo para a eficácia de seus golpes, vítimas em potencial devem se utilizar da mesma estratégia em sua defesa.

PLANEJAMENTO EFICAZ EM 3 PASSOS

Agora, que já identificamos a RAIZ para um TRABALHO EFICAZ EM GESTÃO DE SEGURANÇA - o PLANEJAMENTO, é fundamental compreender o OBJETIVO da estratégia e, finalmente, EXECUTAR o plano COM PRECISÃO.

O QUE NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO! Vou te contar uma história.

Depois de três assaltos, um cliente e amigo vendeu sua propriedade no centro da cidade de Gravataí, e comprou outra em um bairro na mesma cidade. Essa ação teve como objetivo manter o mesmo padrão de vida, porém, neste novo ambiente algumas medidas, em relação à estrutura e aos comportamentos da família foram tomadas visando despistar a atenção dos bandidos: o salão de festas que antes ficava na frente da casa foi construído nos fundos da nova residência; suas 02 (duas) filhas foram orientadas a se vestir com discrição, optando por roupas que não exponham o corpo (de forma que possam chamar a atenção de abusadores), e, no dia a dia não fazer uso de acessórios de muito valor para não motivar a ação de assaltantes; a empresa da família contratou um especialista em perfil comportamental para participar das entrevistas de contratação de novos funcionários.

Bom, essas foram algumas medidas de um conhecido, mas não é igual para todas as famílias ou empresas.

O PROCESSO DE PREPARAÇÃO

Nestes nichos é possível encontrar criminosos dos mais variados segmentos: pedófilos, neuróticos (que podem, por exemplo, interpretar a educação de uma mulher como um sinal de interesse amoroso), tráfico de órgãos e muitos outros, então, é necessário incluir no plano de segurança não só os bens materiais.

Neste processo devemos considerar que esposas e filhos podem ser "bens" visados por infratores que no dia a dia exercem funções de pessoas comuns como instaladores de internet, de TV a cabo, prestadores de serviços como pedreiros, diaristas, dentre outros, mas na verdade possuem outra intenção.

AMEAÇA EM POTENCIAL

Além disso, é importante observar, de forma menos técnica e formal, alguns aspectos em relação ao bairro onde moramos, por exemplo, a classe social não apenas dos moradores, mas também dos que transitam pelo bairro.

VITRINE PARA CRIMINOSOS

Outro ponto importante é atentar-se para tudo que é exposto em redes sociais ou até mesmo em nossa rotina diária através de aquisições e ostentações.

Veículos, roupas e joias, aparelhos celulares e demais acessórios, é melhor evitar postagens que revelem sinais de uma boa condição financeira, pois isso pode despertar o interesse de pessoas mal intencionadas.

ATENÇÃO À EXECUÇÃO

É comum que as pessoas executem todas as ações do plano com bastante dedicação no período inicial de sua instalação, porém, com o tempo, passam a se acomodar, pois a falta de ocorrências criminosas, nos ambientes que circulam, causam a falsa impressão de que “nunca vai acontecer”. É nesse ponto que mora o perigo, pois à medida que a pessoa vai “relaxando” provavelmente irá abrir brechas para a atuação dos infratores.

RECAPITULANDO

Então, você já sabe, para planejar uma estratégia eficaz em GESTÃO DE SEGURANÇA é necessário seguir 3 passos essenciais:

1 – Identificar o objeto que deve ser protegido.

2 – Desenvolver uma estratégia baseada na necessidade específica da família ou empresa alterando, se preciso for, rotina, hábitos, comportamentos e inserindo ferramentas que facilitem a vigilância, além de tudo que for pertinente para realizar um trabalho de excelência desde que esteja dentro das possibilidades da família.

3 – Executar a estratégia com precisão.

São 3 passos simples, é verdade, mas o processo não dispensa o auxílio de um profissional capacitado que possui uma perspectiva mais abrangente sobre as reais ameaças que o contexto pode oferecer, por isso saiba que estamos à disposição para te ajudar a desenvolver a Gestão de Segurança da sua casa, da sua família ou da sua empresa.

Gestão de segurança é gestão da emoção, é gestão da qualidade de vida. Sua paz é nossa missão.

SE PRECISAR É SÓ CHAMAR!